terça-feira, 6 de abril de 2010

Licença para Pesca Amadora.

Peço licença ao Diego do blog “Portal da Pesca”, por puxar esse fio que trás um assunto de grande utilidade e importância para todos os amigos e pescadores. Ontem o Gu, amigo e parceiro do nosso blog me ligou pedindo um auxilio, ele queria informações sobre a licença de pesca, pois essa semana ele iria juntar suas tralhas e seguir rumo a Presidente Epitácio atrás dos Tucunas, eu indiquei o site do IBAMA para decorrer com os meios formais para tirar a sua.

E para auxiliar o Gu e todo o amigo pescador que procura pela Licença de Pesca Amadora, segue trecho de texto informativo do próprio site do IBAMA mais o link para decorrer com o cadastro.

É cada dia maior o número de pescadores amadores no Brasil. Rios, lagos, reservatórios artificiais, uma enorme extensão de mar, uma grande diversidade de peixes esportivos e uma ampla divulgação da atividade, por meio da mídia especializada (revistas e programas de pesca amadora), além de eventos específicos como feiras, torneios e festivais de pesca, têm contribuído para esse crescimento. Modernos equipamentos e materiais de pesca já podem ser adquiridos em lojas especializadas, mas, antes de começar a pescaria, o pescador amador deve ter em mãos a Licença para Pesca Amadora.

A Licença para Pesca Amadora é obrigatória para todo pescador que utiliza molinete/carretilha ou pesca embarcado. Não sendo filiado a qualquer clube ou associação de pesca, o aposentado ou maior de 65 anos (60 anos no caso de mulheres) é isento do pagamento da licença.

O licenciamento é a forma que os governos federal e estaduais dispõem para controlar a exploração dos recursos pesqueiros e arrecadar recursos para implementação de planos de gerenciamento e fiscalização do meio ambiente, de forma a garantir a manutenção dos estoques pesqueiros. Licenciando-se, o pescador estará garantindo suas futuras pescarias.
O pescador amador devidamente licenciado está apto a pescar, observando as seguintes normas:
· utilizar linha de mão, caniço simples, caniço com molinete ou carretilha, e anzóis simples ou múltiplos, com isca natural ou artificial, puçá e tarrafa (esta última somente no mar)
· obedecer o limite de captura
respeitar o tamanho mínimo de captura e os períodos de defeso
Abraços e att.
Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!
COMENTE SOBRE AS MATERIAS DO BLOG E APROVEITE PARA DEIXAR AQUI SUAS MENTIRAS E EXPERIENCIAS!
NÃO SE ESQUEÇA DE SE IDENTIFICAR.
ABRAÇOS E ATT.