terça-feira, 19 de janeiro de 2010

3º Reunião Pescativa no Tio Oscar.

O tão aguardado sábado, 16 de janeiro nem clareou e lá estavam todos os amigos e pescadores que seguiriam rumo ao Tio Oscar para mais uma “Reunião Pescativa”, a 3ª da serie.
Por volta das 3h30m da matina começou o aglomerado de pescadores em frente ao nosso ponto de encontro e partida à loja Canto do Pescador em Mairiporã.

E assim começou o dia: tralhas amontoadas dentro ônibus e o mesmo lotado de pescadores ansiosos e a espera que na próxima esquina já fosse o nosso destino o pesqueiro Tio Oscar.

Seguindo viagem combinamos uma breve parada no km. 54 da Rod. Castelo Branco para um café rápido, mas antes tivemos algum tempo para destrinchar algumas “lendas” quem deu inicio ao ciclo de historias e anedotas foi nosso amigo Toninho Caracaxa com o titulo: “Pintado de 7kg engole Tilapia de 500gr”, as risadas tomaram conta e novas piadas surgiram encerrando a primeira lenda contada e apalavrada pelo nosso amigo. Outras mais foram se desencadeando, e uma já contada e provada por esse mesmo amigo e pescador que vos fala, conta com o seguinte fato, o famoso bichinho da laranja “preto” que salvou uma pescaria no Taquari, pegamos tudo com o tal bichinho entre eles Dourados, Matrinchas, Tambas, Cat’s entre outros.

Toda “Reunião Pescativa” surgem novos pescadores e conseqüentemente novos amigos e que com certeza fala a mesma língua que nos, independente do trabalho que faça ou da vida que leva, quando o assunto e pescaria o idioma e o mesmo.

Durante a parada mais alguns momentos foram retratados, e após mais ou menos 15 minutos mais tarde com todos alimentados demos inicio a viagem novamente com a entrega dos quites de nossos parceiros aos pescadores, alem de sortear alguns outros itens, como molinetes, varas, bóias, caixas de apetrechos, alicates bogagrip, lanternas, massas entre outros.

“Aos nossos parceiros, muito obrigado por fazer parte da família e contribuir para o sucesso de nossas pescarias”.

Após a nossa saída de Mairiporã as 4h20m seguindo por trechos dentro da cidade de Mairiporã, passando pelas estradas: Larajeiras, Rodoanel, Castelo Branco, e uma pequena estrada de terra, chegamos enfim ao Tio Oscar as 6h20m, com 7 carros lotados de pescadores ansiosos a nossa frente. A partir dai à espera foi longa ate à abertura do pesqueiro as 7h00.

As conversas e algumas pequenas “mentiras” corriam soltas dentro do ônibus e fora dele, ate que alguém gritou abriu!!! todos como loucos entraram eufóricos aos seus carros e ao ônibus e rumamos sentido ao estacionamento, daí em diante foi uma seqüência de rápidos movimentos: tralhas nas costas, comandas nas mãos, passos largos para a beira do lago, varas montadas, iscas no anzol e água... Cansa só de lembrar, foi esse o momento que todos dentro daquele ônibus esperavam ficar ali de cara para o lago com suas tralhas montadas e anzóis dentro da água a espera dos bichos.

O Gustavo Toribio, vulgo: GU armou uma tenda para descanso e reserva do restante da tralha caso São Pedro na colaborasse. Esse recinto foi abrigo certo para as meninas da reunião.

Todo pescador tem suas inovações e artimanhas e a nossa que vem sendo praticada nas ultimas pescarias conta com o seguinte equipamento: uma vara para pesca costeira de 3,60mt, um molinete 7.000 com 250metros de linha 0,50mm, uma garrafa pet com seu bico cortado e toda ela furada para dar vazão à água na hora de recolher e uma alça para amarrar a linha.
Como funciona: coloca se ração ate metade da garrafa e arremessa ao lago dando puxões para a ração sair e flutuar, na seqüência três ou mais pescadores arremessão em cima da ceva com bóias do tipo foguete e iscas variando entre massa tradicional do Cordeiro, beijinho, Guabi na pinga, salsicha, ai e preciso verificar o que esta atraindo a atenção dos Tambas.
Ai e encher o peito de ar e rir com as belas brigas. Muitos se deram bem nesse sistema.

O saldo e o que cada um deixou de pegar ficou da seguinte maneira:

Começando com a primeira criatura retirada da água: uma bela Carpa Cabeçuda de uns 12kgs, fisgada pelo nosso amigo Toninho Caracaxa, ele ainda tirou mais uma outra bela Cabeçuda de uns 18kgs alem de mais alguns outros bichos entre eles Tambas, Pacus e uma pequena Tilapia.

Já o nosso amigo Samuel fisgou mais de 10 Tambas e Pacus variando entre 3 e 6kgs alem dos que ele perdeu, e olha que não foram poucos.
O Álvaro fisgou um Cará de quase 1 kg. que mais parecia um Tucunaré.

Eu pescador que vos fala fisguei um Tamba de uns 3kgs. aproximadamente e perdi mais umas 5 fisgadas por o anzol abrir ou simplesmente escapar.
O Juninho com a estréia do seu novo conjunto cruzava as linhas de todos de um lado ao outro, ate se acertar com o equipamento e fisgar um Tamba de uns 4 kg, ele também perdeu mais alguns outros no sistema de ceva.

O Tiago (Japa) perdeu muitos porem saiu com o sorriso estampado de orelha a orelha, o João Carlos e seu pai ficaram no lago das Tilapias e pegaram muitas, todas entre 2 e 4kgs, o pessoal do Adilson (farinha) fisgaram alguns Tambas e Pacus entre 4 e 8kgs.

O Gustavo (Gu) fisgou alguns Tambas e pacus alem de um cascudo Corinthiano.

O Gue Engatou essa pequena Tilapia.

Todos perderam muitas boas fisgadas, sem exceções.
O Vinicius (Djo) perdeu um que parecia ser muito bom, o Rafael e o João Paulo roncaram durante o dia e saíram zerados no final da tarde

Minha noiva Fabiana juntamente com minha mãe encarregaram se de conhecer o local e em partes do dia a Fabiana filmou alguns momentos da pescaria alem de registrar os troféus...

Mas o grande momento do dia ficou com o Rafa, esse sim vai para a galeria de Lendas, ele fisgou um Tamba que antes mesmo de dar as caras já havia uma roda de pescadores e curiosos em sua volta esperando o bicho dar as caras, e quando o Rafa já não agüentava mais enrolar a manivela da carretilha que insistia em correr a “frisão” a criatura deu as caras e se entregou ao passagua que na ocasião estava nas mãos do Álvaro que acabou tendo a ajuda de mais dois para ser alçado. Depois de retirado da água pegamos à balança que por sua vez pesava somente 25kgs e foi exatamente o que ela marcou 25kgs, ou seja, calculo eu como um bom pescador que o Tambinha pesava em torno de uns 30kgs. Valeu Rafa!

Aos que não foram minhas lamentações, mas animem se, pois, como essa vira muitas outras, e só aguardar.

Aos nossos amigos e parceiros desejo muito sucesso e agradeço em nome de todos, sem vocês não teríamos tido jamais o mesmo desempenho.

Muito obrigado!

Abraços e att.
Alexandre Coimbra.



Clique-VIDEOS


Parceiros:
Rafael Brilha - Loja O Canto do Pescador – Mairiporã – SP.
Cordeiro’s Massas e Essências.
Toninho Caracaxa.
Ney - Jornal da Pesca (http://jornaldapesca.uol.com.br/).
Pesqueiro Tio Oscar.

OBS: Ainda Falta algumas fotos, aguardem.

Voltando do pesqueiro.

A galera reunida.

Juninho e seu Pacu.

Tamba do Rafa.

Vista 1.

Vista 2.

Vista 3.

Vista 4.

Vista 5.

Vista 6.

Lamentações de mais um perdido. Rafa e Toninho.

Rafa.

Gu.

Ale.

Toninho e seu Tamba.

Toninho.

Toninho e sua pequena Tilapia.

Entrega do quites no Onibus 1.

Entrega do quites no Onibus 2.

Entrega do quites no Onibus 3.

Parada 1.

Parada 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA!
COMENTE SOBRE AS MATERIAS DO BLOG E APROVEITE PARA DEIXAR AQUI SUAS MENTIRAS E EXPERIENCIAS!
NÃO SE ESQUEÇA DE SE IDENTIFICAR.
ABRAÇOS E ATT.