quinta-feira, 23 de abril de 2009

Peruibe - Barra do Una - Pesq. 3 Irmãos.

No dia 17/04 sexta - feira, sai do trabalho com uma pequena "ferias" marcada para a próxima semana, ou seja, já que na terça feira dia 21/04 é feriado e a segunda feira 20/04 acompanha o pacote, então, decidi pedir uma falta abonada para a quarta feira, (um dos méritos de ser funcionário publico e esse), isso porque minha namorada tirou ferias e meu sogrão esta tranquilão em sua casa então decidimos os 3 ir para Peruíbe - SP, onde meu sogro possui uma casa muito bacana.

Antes de sair sentido a praia estava com 3 pensamentos aflorados, o 1º de curtir as "ferias" junto a minha namorada dando uma curtida na praia, tomando uma cerveja e degustando algumas porções a beira do mar, o 2º, logo coloquei em pratica, foi sentar-se a frente do computador, acessar o google, e procurar algum pesqueiro em Peruíbe ou proximidades, então digitei no campo de buscas: "pesqueiros de Peruíbe SP", e em um dos resultados apareceu um pesqueiro com o nome de "3 Irmãos" que parecia ser muito interessante, vi alguns comentários muito bacana sobre o local e algumas fotos de peixes que por ali residem, outro fato que chamou a atenção e que o local é muito próximo da casa da minha namorada e o 3º e ultimo pensamento: ir a Barra do Una! Curtir e Pescar, coisa que fiz a uns 15 anos atrás com meu Pai...

Comecemos os trabalhos... Amontoamos tudo dentro do carro e saímos de Mairiporã seguindo pela Estrada Municipal, Santa Inês, Laranjeiras, Rodoanel, Regis, Pe. Manoel da Nóbrega e Peruíbe (acho que não esqueci de nenhum trecho), tudo isso depois de umas 3 horas passadas dentro do carro, com um pequeno e leve transito no trecho de serra da Regis, onde se desce em fila indiana. Já durante a viagem programamos nossa estadia em Barra do Una para domingo.

Em um pulo e dois piscares de olhos já estávamos acordados as 6h00, em um bonito domingo de sol, tomamos café, e mais uma vez nos amontoamos dentro do carro para seguir sentido Barra do Una. No caminho me chamou a atenção em um 1º momento um "guarda ambiental" que nos parou no portal de entrada da reserva da Juréia, a uns 12 km da Barra do Una, nos perguntando se já conhecíamos a reserva, e sem demora ja foi nos informando sobre o local quanto a situação da estrada e a própria Barra do Una, nos deu uma boa viagem, boa diversão e seguimos adiante. Outro fator show que nos ocorreu durante o caminho, foram os Tucanos que cruzavam a frente do carro o tempo todo e em um determinado momento parei por alguns segundos para olhar um sobre uma arvore a uns 10 metros do carro e avistei um passarinho vermelho em um tom forte, ele ficou parado a uns 2 metros do meu nariz...

Por volta das 8h30, chegamos ao local, ou melhor, ao paraíso que e assim que eu vejo aquele lugar, com essa simples definição "Paraíso", esse termo justifica bem o local. Quando chegamos não havia ninguém na praia, então escolhemos um lugar para ficar e eu armar minhas varas. Coloquei tudo de cara pra água: Camarão no anzol, elastrico envolvido na isca e água... Mais algum tempo depois, com a chegada de outras pessoas no local, mais uma vez fui surpreendido, a dona de uma barraca a beira do rio Una, disse a minha namorada enquanto ela comprava um refrigerante que ali, o local que eu estava pesacando era muito difícil de pegar peixe e sugeriu armar tudo mais a frente onde o mar se encontra com o rio e forma se um cotovelo, não pensei muito e nem 2 vezes, saímos dali e caminhamos ate o local.

Lá já havia alguns pescadores com a água nos joelhos se divertindo muito, minha namorada e meu sogro ficaram na areia, enquanto eu segui e me aproximei desses amigos pescadores e vi em seus samburás que o saldo era muito positivo, mas muito positivo ao ponto de me surpreender muito com o que eles já haviam pescado. A isca que eles estavam usando não era a mesma que a minha, eu usava camarão e eles corrupto, decidi fazer o teste e fiquei algum tempo com o camarão, cerca de uns 15 minutos depois, sem nenhum sinal decidi correr atrás do tempo perdido, peguei minha bomba de corrupto convoquei minha namorada para me auxiliar nesse trabalho árduo, hehehhehe e fui a caça dos ladrõezinhos...

Algum tempo mais tarde estava com os pequenos ladrões sobre meu poder e segui rumo ao cotovelo, sem demora, isquei no anzol e água, não demorou mais que dois minutos e já começou a puxar para dentro da água, e assim saiu o 1º Baiacu do dia, que por sinal, um belo Baiacu que assim que pego como o de praxe solto... Logo em seguida mais um Baiacu. Já os amigos ao lado estavam com "O" virado pro sol, pois arrebentaram de pegar lindas corvinas de ate 3kg acredite se quiser, betaras, bagres entre outros, eu puxei uma boa betarinha com um bom tamanho que consequentemente virou o almoço da segunda feira. Como perdi um tempo precioso ficando no primeiro local durante um bom tempo e + um bom tempo atrás dos ladrões, a maré estava baixando e os peixes indo embora com ela. Como minha experiência e pequena nesse ambiente, fica mais uma para o arquivo e aprendizado: chegar cedo da próxima vez um pouco antes da maré começar a subir, pegar alguns ladrões, vasculhar o local atrás de informações sobre o ambiente e tentar acertar na isca... Mas foi maravilhoso, tudo perfeito!

Antes do meio dia já não tinha mais nenhum pescador ali todos se foram, assim como eu para programas familiares, curtir o mar, o sol, a paisagem, almoçar e admirar o paraíso... A próxima vez com certeza ficaremos hospedados em algum camping. Por fim retornamos a Peruíbe.

Mais dois piscares de olhos e a terça feira já clareava, ou melhor, já molhava, pois foi assim que o dia começou e ficou, mas mesmo sendo assim fomos conhecer o pesqueiro "3 Irmãos". Em todas as minhas viagens levo pelo menos um mínimo de tralha e essa vez eu levei o mínimo mesmo, pois tinha muitas malas, ai o espaço fica apertado para as tralhas... Não levei apoio, bóias rsrsrs, um monte de apetrecho que me fez muita falta no pesqueiro...

O pesqueiro fica em um local muito bonito com a muito verde e o melhor de tudo muito peixe, e com exemplares de bom porte, ou melhor, gigantes. Quando cheguei logo armei uma vara e a deixei com minha namorada, não passou 1 minuto completo e ela já gritava, "ajuda aqui amor, ajuda Ale, pega aqui o molinete"... rsrsrs, e claro que eu não peguei, ela teve um Se Vira, puxa o peixe você, e ela se virou muito bem puxou um pacuzinho de 2 kg e pouco, fotos e peixe de volta pra água, massa no anzol e isca novamente para dentro do lago, armei a outra vara deixei com a FA.

Mais uns 5 minutos depois, puxei um tamba de 4kg e pouco, bonito o peixe, mais fotos e o de sempre peixe pra água. O bom material a ser usado nesse local, o que realmente pega ali, são os torpedinhos (bóia), arremessados bem no meio do lago, na parte mais funda, pois o pessoal ao lado que estavam com os mesmos cansaram de puxar tambas acima dos 10 kgs, sendo que um "mlk" de uns 12 anos puxou uns 3 acima dos 18kgs, e não parava de tirar sarro dos marmanjos que o acompanhavam.

Algum tempo depois eu puxei um corimba de 2kgs, e me juntei com minha namorada para se divertir com as pequenas tilapias a beira do lago.










Pesqueiro 3 irmãos, show muito bom de peixe mesmo, outro detalhe a chuva, que penso eu que se não estive chovendo minha nossa senhora eu estaria ate agora com dores nos braços, nos pés, nas costas e no resto do corpo de tanto brigar com os bichos mas como minha intenção não era de ficar ali o dia inteiro, meio dia nos despedimos do lugar e zarpamos, chegamos por volta das 9 e meia e ao meio dia fomos embora. Na próxima decida a Peruíbe lá e um lugar que eu não deixarei de voltar... Nem nos 3 Irmãos e nem na Barra do Una, locais com parada obrigatória.



























Abraços e att.

Alexandre.

Um comentário:

  1. Fabiana / Valerio28 de abril de 2009 06:51

    Oi meus amores, como foram de férias???? Nossa ficamos aqui morrendo de vontade, mais não rolou desta vez, espero que entendam...pois o lance do c/c atrapalhou tudo, enfim oportunidades não vão faltar nós amamos vocês de montão!!! Espero que tenham curtido muito Peruibe. Super beijo no coração.

    ResponderExcluir

OLA!
COMENTE SOBRE AS MATERIAS DO BLOG E APROVEITE PARA DEIXAR AQUI SUAS MENTIRAS E EXPERIENCIAS!
NÃO SE ESQUEÇA DE SE IDENTIFICAR.
ABRAÇOS E ATT.